O SAEMI

O Sistema de Avaliação Educacional Municipal do Ipojuca (SAEMI) realiza, desde 2013, três avaliações: Avaliação Longitudinal, Avaliação Diagnóstica e Avaliação Transversal.

A Avaliação Longitudinal tem como objetivo monitorar o desenvolvimento das aprendizagens de todos os estudantes durante o Ciclo de Alfabetização. Em 2013 foi aplicada uma avaliação de entrada e outra de saída para estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental (EF). Em 2014, os mesmos alunos que participaram da avaliação em 2013 já no 2º ano do EF, foram avaliados ao final do ano letivo. Além disso, o grupo de estudantes que ingressou no 1º ano do EF em 2014 também foi avaliado no início e no final desse período letivo. Da mesma forma, em 2015, uma nova geração de estudantes, que estão ingressando no Ensino Fundamental, serão avaliados no início e no final do ano letivo.
Observe, abaixo, o desenho da avaliação longitudinal até 2017:

tabela1

Outra avaliação realizada desde 2014, com os estudantes do 3º ao 9º anos do EF e toda a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem como objetivo acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem ao longo do ano letivo. Para essa avaliação, chamada de Avaliação Diagnóstica, são aplicados testes no 1º, 2º e 3º bimestres do ano letivo, cujos resultados são apresentados por meio da Teoria Clássica dos Testes (TCT), que informa o percentual de acerto por descritor nas disciplinas de Língua Portuguesa (Lleitura) e Matemática.
Dentre os diversos objetivos desse tipo de avaliação, o modo de disponibilização das informações possibilita detectar dificuldades dos estudantes ao longo do processo de escolarização, viabilizando o planejamento pedagógico de acordo com o estágio de desenvolvimento de cada estudante, turma ou de toda a escola.

Além dessas duas avaliações, o SAEMI realiza, ainda, a Avaliação Transversal. Em 2013, foi realizada uma avaliação de entrada para estudantes do 1º ao 4º anos do EF em Língua Portuguesa (Leitura, Escrita e Ditado) e Matemática, e também para estudantes do 5º ao 9º anos do EF, em Língua Portuguesa (Leitura, Produção de Texto e Ditado) e Matemática. No mês de dezembro, foram avaliados os estudantes do 1º, 2º e 4º anos em Língua Portuguesa (leitura e escrita), Matemática e Ciências da Natureza (apenas o 4º ano); 6º, 7º e 8º em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, além de todas as turmas da Educação de Jovens e Adultos em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza.
Os estudantes do 3º, 5º e 9º anos, no final do ano letivo, são avaliados também pelo Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE), nas disciplinas de Língua Portuguesa (Leitura) e Matemática, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado. No SAEMI, eles realizam os testes de Escrita e Produção de Texto. A partir de 2014, a Avaliação Transversal ocorre apenas no final do período letivo. Foram inseridas novas disciplinas, conforme quadro a seguir:
SAEMI 2014

tabela2

tabela3

O objetivo dessa avaliação é produzir informações qualificadas sobre o desempenho escolar dos estudantes avaliados, e sobre fatores associados a esse desempenho, possibilitando o monitoramento e a formulação de políticas educacionais equitativas.